Categoria:Agência Pública: mudanças entre as edições

De Tecnopoliticas
Ir para navegação Ir para pesquisar
Criou página com 'Fundada em 2011 por repórteres mulheres, a Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Todas as nossas reportagens são feitas...'
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 10h17min de 18 de junho de 2021

Fundada em 2011 por repórteres mulheres, a Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Todas as nossas reportagens são feitas com base na rigorosa apuração dos fatos e têm como princípio a defesa intransigente dos direitos humanos.

Nossas reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público foram republicadas em 2019 por mais de mil veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros. Além de distribuir conteúdo para grandes portais no país, como UOL, El País Brasil, Yahoo, IG e Exame, entre outros, temos uma rede de republicadores em espanhol  que conta com 18 veículos em 12 países.Todas as reportagens da Pública podem ser republicadas gratuitamente sob a licença Creative Commons.

Investigamos a administração pública, incluindo todos os níveis de governo e as casas legislativas; os impactos sociais e ambientais de empresas, suas práticas de corrupção e de antitransparência; o Poder Judiciário, sua eficácia, transparência e equidade; e a violência contra populações vulneráveis na cidade e no campo.

No programa de fomento ao jornalismo independente, realizamos mentorias para jornalistas, concurso de microbolsas de reportagem, eventos de discussão sobre jornalismo e programas de apoio a projetos inovadores.

Ao longo de nossa história, conquistamos 52 prêmios. Entre eles, o Gabriel Garcia Márquez, o mais importante prêmio de jornalismo da América Latina; o Prêmio Comunique-se; o Troféu Mulher Imprensa e Prêmio Vladimir Herzog. Somos a agência de noticias  mais premiada do Brasil e o  primeiro veículo brasileiro indicado ao Prêmio Liberdade de Imprensa, da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Nosso trabalho só é possível graças ao apoio de mais de 1.500 aliados, que doam a partir de R$ 10 por mês para que a Pública exista. Participe disso e torne-se aliado da Publica: aliados.apublica.org

Missão

A Pública distingue-se por aliar preocupação social com jornalismo independente e de credibilidade. Nossa missão é produzir jornalismo investigativo e fomentar o jornalismo independente na América Latina.

Valores

Independência editorial

Promoção dos direitos humanos e do direito à informação e qualificação do debate democrático

Jornalismo investigativo e inovador, com apuração isenta e criteriosa, baseada em fontes primárias

Construção da igualdade de gênero

Ambiente cooperativo, com estímulo à formação de jornalistas éticos e competentes

[1] A Pública é financiada por George Soros A Agência Pública tem dois tipos de financiadores: fundações e público leitor, através de crowdfunding ou doações diretas. As fundações parceiras estão claramente identificadas em nosso site. A Open Society Foundation, fundada por George Soros, é uma dessas parceiras, responsável atualmente pelo financiamento parcial da Casa Pública, no Rio de Janeiro. Nenhum financiador interfere em nossas pautas nem tem acesso a nenhum conteúdo antes da publicação em nosso site.