Resenhas
Resenhas
As resenhas costumam apresentar e divulgar obras novas (livros, filmes, e conteúdos semelhantes), são diferentes do resumo por possuírem em sua estrutura uma análise crítica, seja no último parágrafo ou ao decorrer do texto.
Possuem algumas características básicas:
Identificação da obra: nome, autor, ano de publicação, resumo da carreira do autor/produtor. Descrição do conteúdo e síntese dos aspectos mais relevantes da obra. Análise crítica, para as resenhas críticas, da obra a partir do ponto de vista do resenhista, que passa a emitir uma opinião. Costuma destacar o valor social da obra, o contexto de produção, estética, etc.
Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política Evgeny MOROZOV, 2020.
Fichamentos
O fichamento é um método de registro e armazenamento de informações que, por meio de fichas, facilita o acesso a diversos conteúdos sobre o assunto a ser pesquisado.
No fichamento, deve-se registrar a identificação completa da obra (nome, autor, editora, ano de publicação, local de publicação, edição), além de uma síntese (resumo) com os principais conteúdos ou temas do texto.
Existem três tipos clássicos de fichamentos:
- Fichamento de conteúdo: Destaca a ideia-base do autor da obra e suas justificativas sobre o tema.
- Fichamento Bibliográfico: Além da síntese, também deve ser feita uma análise descritiva da obra.
- Fichamento de citações: Registra citações da obra. As citações devem ser transcritas tal qual o conteúdo original e devem estar entre aspas.
O Fichamento também pode ser aliado na hora de escrever um artigo científico